A partir de setembro, é preciso apresentar comprovante de vacinação para entrar em alguns estabelecimentos na cidade do Rio de Janeiro, incluindo pontos turísticos. A capital paulistana também está exigindo o comprovante de vacinação para frequentar alguns locais.
Com o avanço da imunização e das duas maiores capitais brasileiras exigindo o comprovante de vacinação, a tendência é que outras cidades também peçam o documento para quem quiser frequentar lugares com muita circulação de pessoas.
Isso quer dizer que quem tem viagem planejada para os próximos dias ou meses, é melhor garantir a imunização completa e emitir o seu comprovante de vacinação para evitar frustrações e desgastes durante o roteiro.
Como emitir o comprovante de vacinação?
O certificado Nacional de Vacinação para a Covid-19 está disponível pelo aplicativo Conecte SUS e é gratuito. Para emitir o certificado é preciso baixar o app ou acessar a versão web do sitema:
– No Conecte SUS, clique no ícone da vacina
– Aperte em cima das doses administradas
– Siga para o detalhamento das doses administradas
– Clique em “Certificado de Vacinação”. O certificado tem todos os dados do vacinado, as doses das vacinas com seus respectivos lotes e um QR Code para confirmar a autenticidade do documento.
Versão analógica
Para quem não conseguir acessar o Conecte SUS e emitir a versão digital, é possível apresentar o comprovante de vacinação impresso, com o registro das doses vacinais.
Viagens internacionais
Uns 20 países já autorizaram a entrada de brasileiros vacinados. Cada país tem autonomia para definir as regras de quais vacinas estão autorizadas ou não no seu território.
O Ministério da Saúde afirma que, ainda que não exista uma “normativa internacional publicada”, alguns países aceitam o comprovante de vacinação como comprovante oficial e outros não.
Mas é possível imprimir o comprovante de vacinação em inglês e espanhol para apresentar ao país escolhido para visitar.
Conecte SUS
Saiba mais sobre o aplicativo na plataforma digital, acesse https://conectesus.saude.gov.br/home