Viajar é bom demais, mas também pode dar muito trabalho. Muitos países exigem visto de entrada para nós brasileiros. Em alguns casos, este visto pode ser demorado e caro. Quem nunca ouviu falar da burocracia para tirar o visto americano, por exemplo?
A notícia boa é que, segundo o Portal Consular, Ministério das Relações Exteriores, mais de 100 países não exigem visto de entrada para brazucas. Nós precisamos apenas apresentar nosso passaporte (e em alguns casos, o certificado de vacinação internacional, o CIVP). Nos países vizinhos, por exemplo, podemos entrar apenas com o RG.
A permanência de turistas brasileiros nestes países que não exigem visto varia de 30 a 180 dias, sendo boa parte até 90 dias. Como é o caso de boa parte dos países da Europa, como Alemanha, Grécia, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Portugal.
Isso não significa, que não devem ser cumpridos requisitos para entrada, como mostrar comprovante de hospedagem e passagem de retorno ao Brasil. Ao chegar ao país, tenha em mãos todos os documentos / comprovantes para mostrar às autoridades de fronteira.
Para quem vai fazer a visita à negócios ou estudos, as regras são diferentes. Então, deve-se contatar diretamente as Representações Consulares (Embaixada ou Consulado) de cada país. Clique aqui para obter os dados de contato das Embaixadas e Consulados estrangeiros no Brasil.
Cabe lembrar que a emissão de vistos de entrada é de exclusiva competência e soberania de cada nação. Todo país utiliza diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros em seus territórios, não cabendo interferência de autoridades estrangeiras nessa questão. Os requisitos exigidos podem variar a depender do objetivo da viagem.
Para saber mais detalhes sobre todos os países, incluindo os que exigem visto, clique aqui.
Fonte: Portal Consular – Itamaraty