Em 4 de junho, o Ministério do Turismo divulgou protocolos a serem adotados pelo setor turístico. Eles foram definidos levando em consideração diretrizes internacionais e contaram com a validação da Anvisa.
As empresas que aderirem ao programa poderão usar um selo de Turismo Responsável, o que quer dizer que ela adotou boas práticas de higienização estabelecidas pelo Mtur.
Esta é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, que visa diminuir os impactos da pandemia, preparar o setor para um retorno gradual e deixar os turistas tranquilos e seguros ao viajarem.
Abaixo você confere os principais protocolos de algumas áreas. Confira todas as diretrizes na integra neste link.
Protocolos para Guias de Turismo
- – Avisar aos turistas como e onde será(ão) realizada(s) a(s) visita(s) e as restrições de provedores de serviços (museus, monumentos, espaços naturais, restaurantes e outros).
- – Elaborar passeios, preferencialmente, em sentido único para evitar cruzamento de grupos, sempre que possível, coordenando o trajeto com outros guias.
- – Evitar espaços reduzidos e zonas suscetíveis de concentração de aglomerações.
- – Estabelecer um número máximo de pessoas a que se pode oferecer o serviço de maneira segura.
- – Respeitar o horário planejado para evitar incidentes, bem como evitar improvisos que afetem ao desenvolvimento e itinerário da visita.
Protocolos para Agências de Turismo
- – Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies onde colaboradores e consumidores circulam.
- – Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento.
- – Promover a renovação de ar das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza aérea.
- – Disponibilizar álcool 70% em locais como entrada do estabelecimento e balcões de atendimento.
- – Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia.
- – Disponibilizar sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis nos banheiros.
- – Disponibilizar cartazes com orientações sobre higienização de mãos, uso de máscaras, distanciamento social, limpeza de ambientes e ventilação.
- – Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes para que seja respeitada a distância mínima de 2 metros entre as pessoas.
Protocolos para Meios de Hospedagem
DISTANCIAMENTO SOCIAL
- – Manter a distância social de ao menos 1,5 metro entre as pessoas.
- – Reorganizar o ambiente para proporcionar o distanciamento nas áreas comuns de recepção, salas de eventos, lobby, etc.
- – Organizar o atendimento para que não se formem filas no pagamento, entrada em estabelecimentos, entre outras.
HIGIENE E SEGURANÇA
- – Disponibilizar álcool 70% nas entradas e saídas e em todas as áreas internas.
- – Disponibilizar nos lavatórios: água, sabonete líquido e toalhas descartáveis, além de lixeiras com acionamento sem uso das mãos.
- – Checar temperatura corporal.
- – Desinfetar o quarto completamente, limpando áreas potencialmente contaminadas como cadeiras, poltronas, cama, interruptores, controles remotos, maçanetas e telefone.
- – Manter ambientes ventilados com portas e janelas abertos, além de manter a manutenção e limpeza dos aparelhos de ar condicionado, inclusive dutos e filtros.
- – Providenciar Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) dos colaboradores.
- – Hóspedes devem usar obrigatoriamente máscaras de proteção nas áreas comuns do hotel.
ALIMENTOS E BEBIDAS
- – Manter distancia mínima entre mesas de 2 metros e cadeiras de 1,5 metro em restaurantes e bares.
- – Respeitar o mesmo distanciamento no café da manhã, seguindo as recomendações do serviço empratado ou em pequenas porções personalizadas para a pessoa ou grupo familiar. Oferecer a opção de serviço de quarto.
- – Usar as estações de buffet somente se estiverem totalmente fechadas e com funcionários para servir individualmente os hóspedes.
- – Montar as mesas com xícaras, copos e guardanapos. Evitar o uso de toalhas de mesa, quando houver, usar o cobre manchas.
Protocolos para Transportadoras Turísticas
- – O acesso ao veículo deverá incluir tapete contendo produto desinfetante devidamente registrado na Anvisa.
- – Disponibilizar álcool 70% em locais de fácil acesso e visualização; contar com sinalização com recomendação de higiene; desinfetar as superfícies como puxadores, maçanetas de portas, banheiros, etc.
- – Organizar entrada no veículo de forma a evitar aglomeração, com distanciamento de 2 metros entre pessoas.
- – Manter, sempre que possível, portas e janelas abertas para melhorar a circulação do ar, auxiliando na ventilação natural do ambiente.
- – Realizar a higienização constante de volante, manopla do câmbio, cintos de segurança, botões do vidro elétrico, maçanetas, chaves.
- – Determinar ao motorista o uso de kit contendo álcool 70%, lenço de papel para utilização pessoal e dos passageiros, máscara e pano para higienização do carro.
- – Manter distância entre passageiros, deixando um assento livre entre si.
Protocolos para Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares
- – Usar as estações de buffet totalmente fechadas e com um funcionário para orientar sobre a conduta necessária.
- – As cadeiras/mesas devem ter número suficiente para garantir que a distância de 2 metros de distância entre as pessoas seja respeitada.
- – Incentivar o pagamento por cartão ou outro meio eletrônico, evitando o uso de dinheiro.
- – Priorizar o uso de toalhas de mesa descartáveis.
- – Limpar a superfície das mesas e cadeiras, sempre que um cliente deixar o local.
- – Priorizar o uso de utensílios descartáveis (copos, talhares, pratos, entre outros) ou lavá-los e desinfetá-los a cada uso e colocá-los separados por pessoa em local que evite a contaminação.