Sabemos que imprevistos acontecem. Além disso, ao viajarmos, estamos expostos a diversos fatores que influenciam a nossa saúde, como clima, gastronomia, cultura, etc. Mas, alguns cuidados simples evitam situações desagradáveis, que podem nos tirar algumas horas, assim como, dias de diversão durante a viagem.
Antes de viajar
- Pesquise se no seu destino há riscos de doenças, bem como, quais são as medidas preventivas e vacinas necessárias para entrar no país.
- Vacinas: atenção ao prazo mínimo de antecedência para garantir a imunização completa antes do embarque.
- Pode ser que na viagem você não consiga comprar remédios que utiliza habitualmente. Portanto, converse com seu médico sobre quais medicamentos e em que quantidade você deve levar para a viagem.
- Acondicione os medicamentos de acordo com as normas do fabricante e acompanhado da caixa e bula originais.
- Gestantes: toda gestante deve consultar um médico antes de viajar, pois ela estará exposta a vários riscos e a viagem pode afetar a segurança e o conforto da mamãe e do bebê.
- Faça uma pasta com seus documentos de identificação, contatos pessoais, tipo sanguíneo, informações sobre alergias e doenças que necessitem atenção especial (diabetes, pressão alta, etc).
- Evite viajar doente.
Durante a viagem
- Evite a desidratação, beba água constantemente.
- Use roupas adequadas ao tipo de passeio. Se for fazer passeio de ecoturismo, por exemplo, use camisas de mangas compridas, calças e meias, assim irá proteger o corpo contra piadas de insetos.
- Prefira sapatos confortáveis e seguros, que protejam os pés de torções e machucados.
- Proteja-se do sol com filtro solar, chapéu ou boné e óculos escuros.
- Use repelente quando necessário.
- Sempre lave as mãos com água e sabão, principalmente antes de ingerir alimentos e após visitar locais de grande fluxo de pessoas. Se não for possível lavar as mãos, use álcool gel.
- Garanta sua segurança! O uso do cinto de segurança é obrigatório.
Diarreia
A diarreia, causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados, é o principal problema de saúde durante viagens – sobretudo nos países da América Latina, África e Ásia – afetando de 10 a 50% dos viajantes. Veja recomendações para evita-la:
- Beba somente água mineral engarrafada. Se não for possível, trate a água disponível com hipoclorito de sódio a 2,5%, colocando 2 gotas em 1 litro de água e aguardando por 30 minutos antes de consumir.
- Evite adicionar gelo nas bebidas.
- Assegure-se que o alimento esteja bem cozido, frito ou assado.
- Fique atento à temperatura dos alimentos expostos para venda. Os alimentos perecíveis devem ser mantidos em baixa temperatura (abaixo de 5° C) e os quentes bem aquecidos (acima 60 °C).
- Evite o consumo de frutos do mar crus.
- Moluscos e crustáceos podem conter toxinas que permanecem ativas mesmo após a cocção.
- Não consuma leite nem seus derivados crus.
- Evite preparações culinárias que contenham ovos crus.
- Frutas e verduras que possam ser descascadas e cujas cascas estejam íntegras, podem ser consumidas cruas.
- Seja prudente ao consumir alimentos exóticos e, sobretudo, não exagere.
- Evite o consumo de alimentos vendidos por ambulantes.
- Alimentos embalados devem conter no rótulo a identificação do produtor, data de validade e a embalagem deve estar íntegra.
Sempre faça o seguro viagem. Sem dúvida, é um custo necessário para sua saúde. Saúde em primeiro lugar.
Fonte: Ministério da Saúde