As exigências em relação às vacinas variam bastante de um país para outro e decerto ao longo do tempo. O ideal é verificar essas exigências na Embaixada ou Consulado do país para onde pretende ir, antes de viajar, é claro. As doses devem ser aplicadas com antecedência, mínima de 10 dias, à data da viagem.
Muitos especialistas em saúde indicam as doses contra febre amarela, febre tifoide, coqueluche e hepatite A, principalmente, quando o destino é algum país pertencente ao continente africano.
Segundo o Ministério da Saúde, vacinas contra difteria, tétano, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola e tuberculose são recomendadas para todo tipo de viagem.
Independente de viagens e da idade, devemos manter as vacinas indicadas pelo calendário de vacinação em dia. Você sabia que idosos também precisam se vacinar? Não estamos falando só da vacina contra a gripe. Ao longo da vida, para evitar algumas doenças, é necessário tomar reforços de doses vacinais a cada 10 anos. É o caso das vacinas Dupla Adulto (previne difteria e tétano), por exemplo.
Clique aqui e confira se todas as suas vacinas estão em dia.
Para saber mais sobre a febre amarela, clique aqui.
Fonte: Ministério da Saúde