A má alimentação pode reduzir a imunidade, deixando o corpo mais susceptível a contaminações. Uma boa alimentação não previne a Covid19, nem qualquer outra virose, mas deixa seu sistema imunológico em alta, gera prazer, fornece energia e promove saúde.
Durante a quarentena, estamos menos ativos e mais ansiosos, cenário perfeito para comer mais e utilizar bebida alcoólica. Resultado: grande chance de ganhar peso, gordura corporal e piorar a saúde, por exemplo, descompensando a glicemia e a pressão arterial.
Porém, quando este período acabar precisaremos estar bem e saudáveis para retomar a vida.
Preparamos algumas sugestões para você passar por este período comendo bem. Como diz o ditado: Você é o que você come. Então, capriche!
Para deixar no armário
Grãos são ótimas fontes de proteínas: feijão, lentilha, grão de bico, soja, ervilha. Não tem problema comer carboidratos, mas de preferência para os que tem menor índice glicêmico: aveia, arroz integral, granola, tapioca. As oleaginosas possuem nutrientes que melhoram o humor e a disposição: nozes, castanhas, amêndoas, entre outras.
Para deixar na geladeira
Produtos lácteos como queijos, iogurtes e leites contém cálcio, proteína e outras vitaminas como D, A e B12.
Da mesma forma, os ovos não podem faltar. São fontes de proteínas, ajudam a conservar os músculos e compõem várias receitas.
Para deixar no freezer
Carnes e legumes congelados. Tente já deixar os produtos separado em porções, para facilitar o seu dia a dia. Se acaso as embalagens forem muito grandes para seu freezer, coloque em recipientes menores.
Compras no hortifruti
Abacaxi, laranja, limão e maracujá são ricos em vitamina C e tem ótima durabilidade. Maçã, banana e pera também são boas opções. Raízes como batata, cenoura, beterraba, nabo, gengibre, mandioca e inhame, mesmo fora da geladeira tem uma boa durabilidade.
Folhas escuras como couve, espinafre, repolho, escarola são fontes de vitaminas e ferro, mas devem ser consumidas logo nos primeiros dias que foram compradas ou congeladas.
Higienização
- – Tudo o que for consumido cru ou com casca, deve ser deixado 20 minutos de molho em água com solução de hipoclorito: 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água.
- – Antes de guardar os produtos, higienize as embalagens com álcool.
- – Ao cozinhar, é importante lavar as mãos sempre que tiver contato com novos ingredientes. O cozimento pode inativar o vírus, mas ele continua na sua pele e pode contaminar os demais alimentos.
Alimentação: últimas dicas
- – Aproveite este isolamento para cozinhar mais. Dedique-se a sua saúde e surpreenda seu paladar.
- – Quanto mais natural a alimentação, melhor para sua saúde.
- – Evite alimentos ultraprocessados, que geralmente são comprados prontos: bolachas recheadas, nuggets, lasanhas congeladas, salgadinhos.
- – Não belisque. Mantenha as refeições regulares.
- – Fique atento a sua hidratação corporal: 40 ml de água / kg peso.
A alimentação é um dos itens para nos manter saudáveis e em equilíbrio. Mas além de comer bem, precisamos ter boas noites de sono, evitar o estresse e praticar atividade física.
Quer mais informação?
Saiba como manter equilíbrio emocional durante a quarentena.
Confira dicas sobre o que fazer com o seu tempo livre neste período.
Fonte: Nutricionistas Fernanda Dainez, Nívea Bordin, Cris Perroni e Adriana Stavro